Quantcast
Channel: Cinema – NIJI zine
Viewing all 355 articles
Browse latest View live

Ciclo Akira Kurosawa em Coimbra

$
0
0

A Fila K vai dedicar o mês de Setembro ao grande mestre do cinema nipónico, Akira Kurosawa. A partir de amanhã começam as 5 sessões que irar demorar o ciclo e que serão exibidas no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

kurosawa

Os 5 filmes escolhidos deste ciclo são os seguintes:
dia 2: “Rashomon” (1950)
dia 9: “Os Sete Samurais” (1954)
dia 16: “A Fortaleza Escondida” (1958)
dia 23: “Yojimbo, O Guarda-costas” (1961)
dia 30: “Kagemusha, A Sombra do Guerreiro” (1980)

Todas as sessões serão às terças-feiras pelas 21h30, a entrada é livre para os sócios e custa 1€ para os não sócios.

Nota: Todos os filmes são legendados em Inglês com excepção do último que tem legendas em Português.


Asano Utsushi-e #5

$
0
0

Novidades do Cinema Japonês da semana! Isao Yukisada entra em co-produção Chinesa, Vancouver no Asahi no Vancouver International Film Festival, Kyoko Fukada e Shinobu Terajima foram confirmadas para nova série da TBS, O Realizador Ryo Tanaka e o Argumentista Mayumi Nakatani regressam à Fuji Tv com mais uma série e o manga Kyou wa Kaisha Yasumimasu é adaptado a live-action!

Mayonaka no Gofun Mae

Filmes:

Isao Yukisada em co-produção Chinesa:

O realizador Isao Yukisada volta ao grande ecrã com uma co-produção Chinesa. Mayonaka no Gofun Mae (Cinco Minutos antes da Meia-Noite) ou Shen Ye Qian De Wu Fen Zhong é baseado no livro com o mesmo nome de Takayoshi Honda e conta a história de um jovem que conhece duas irmãs gémeas, RuoLan e RuMei. A obra, que conta com a participação dos actores Haruma Miura e Shi Shi Liu, estreia no Busan International Film Festival em Outubro.

Yuya Ishii apresenta filme em Vancouver:

Vancouver no Asahi de Yuya Ishii terá a sua estreia Mundial no conceituado Vancouver International Film Festival! O filme é baseado na história real de uma equipa de baseball fundada em 1914 no Canada com jogadores japoneses e canadianos. Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, a banda acaba por ser terminada e os membros japoneses são enviados para campos de concentração. A estreia International será no dia 29 de Setembro em Vancouver e a estreia no Japão será a 20 de Dezembro.

~ Séries ~

TBS: 

Kyoko Fukada e Shinobu Terajima foram confirmadas como parte do cast de Onna wa sore o Yurusanai (Mulher que não permite isso), a nova série da TBS que conta a história de Urara Iwasaki (Fukada), uma advogada que comete um erro no seu primeiro julgamento, acabando por prejudicar o cliente. Percebendo que aquele não é o seu Futuro, Iwasaki acaba por deixar o emprego. Um dia a mulher conhece Rinka Ebisawa (Terajima), uma advogada que não olha a meios para atingir os fins, o que a leva a ser despedida. Com estreia para 21 de Outubro no Japão, a série conta ainda com a Realização de Naoto Kumazawa e Kentaro Takemura, e com o Argumento de Izumi Takahashi e Yukako Shimizu.

Fuji Tv:

O Realizador Ryo Tanaka e o Argumentista Mayumi Nakatani regressam com uma nova Série! Dear Sister  (Querida Irmã) segue a vida de duas irmãs com personalidades completamente diferentes que se reencontram após alguns anos separadas. Entre o cast estão Satomi Ishihara e Nao Matsushita, a série estreia em Outubro no Japão.

NTV:

O manga Kyou wa Kaisha Yasumimasu (Tire o dia de folga) de Mari Fujimura será adaptado a live-action! Realizado por Satoru Nakajima, a série conta a história de Hanae Aoishi (Haruka Awase) uma mulher de 30 anos que nunca tirou um dia de folga até que durante uma festa da empresa ela acaba por ficar bêbeda e passa a noite com Yuto Tanokura, um jovem dono de uma cadeia de comida. Aoishi decide então tirar o dia de folga para tentar perceber o que aconteceu e rever as suas escolhas. Kyou wa Kaisha Yasumimasu estreia em Outubro no Japão.

Asano Utsushi-e #6

$
0
0

Esta semana temos novidades sobre o Mestre, Takashi Miike!

miike

~ Filmes ~

Takashi Miike regressa aos ecrãs:

O Manga Kamisama no Iu Toori (algo comoComo Deus Mandou) de Muneyuki Kaneshiro será adaptado ao Cinema pelo Mestre Takashi Miike! A história segue Shun Takahata (Sota Fusushi) e Ichika Akimoto (Hirona Yamazaki), dois alunos de Liceu que são obrigados a entrar num jogo mortal depois da cabeça do seu professor explodir. Kamisama no Iu Toori  estreia no Japão no dia 15 de Novembro deste ano. Podem ver o trailer aqui.

Kishuten Eki Taminaru de Shino Sakuragi é adaptado a filme:

O Realizador Tetsuo Shinohara será o responsável pela adaptação de Kishuten Eki Tamimaru (Estação Terminal), uma obra que conta a história de um advogado de meia idade que tem vivido sozinho durante os últimos 25 anos como parte de uma auto-punição mas esta solidão está constantemente a ser colocada à prova por duas mulheres que marcam a sua vida Passada e a Presente. O filme estreia no Outono de 2015.

~Séries~

Fuji Tv:

Kou Shibasaki e Shun Oguri serão os protagonistas da série Nobunaga Concerto que será realizada por Hiroaki Matsuyama (responsável por obras como Liar Game). Visitamos Kicho, a mulher do poderoso daimyo Nobunaga Oda que conhece um jovem que vem do Futuro e que se assemelha bastante ao marido (ambos os homens são representados por Oguri). No meio de toda a confusão, Oda acaba por ficar doente e o jovem do Futuro terá de assumir o seu lugar. A série estreia a 13 de Outubro de 2014 no Japão.

Asano Utsushi-e #7

$
0
0

noyona

~Filmes~

Hibi Rock é adaptado a live-action:

O Manga Hibi Rock (Rock Todos os Dias) de Katsumasa Enokiya vai ser adaptado a filme live-action pelo realizador Yu Irie. A história segue Takuro Hibinuma (Shuhei Nomura), um aluno de Liceu que embora não seja muito bom nem nos estudos nem no desporto é um excelente músico, apaixonado por Rock. Um dia Takuro conhece Saki Utagawa (Fumi Nikaido), uma artista conhecida mundialmente, e a sua vida muda para sempre. Hibi Rock estreia a 22 de Novembro no Japão.

Sekai Kara Neko ga Kieta Nara agora live-action:

O conto de Genki Kawamura, Se um Gato Desaparecer do Mundo, será adaptado a live-action por Akira Nagai! A narrativa dá-nos a conhecer um carteiro (Takeru Sato) depois de descobrir que está prestes a morrer. Dias depois ele é visitado por um demónio que lhe propõe um acordo: estender a sua vida em troca de algo que deverá desaparecer do Mundo para sempre. As gravações começam em Outubro no Japão e terminarão na Argentina, a estreia está marcada para 2015 no Japão.

No Yona Mono terá uma sequela:

O filme de Comédia de 1981, No Yona Mono (Algo como Isso) terá a sua sequela para 2015. No Yona Mono No Yona Mono (Algo como Isso, Algo como Isso) será realizado por Yasukazu Sugiyama (assistente de realização do primeiro filme). A história regressa ao Mestre Shinsui (Denden) que pede a Shinden (Kenichi Matsuyama) que encontre um dos seus antigos discípulos.  Para além de Denden, regressam para a sequela Katsunobu Ito e Isao Bito, cujos também participaram do filme original.

Kami no Tsuki no festival de Tokyo:

A obra de Daihachi Yoshida terá a sua estreia no Tokyo International Film Festival (que decorrerá para o mês que vem). Kami no Tsuki (Lua de Papel) é baseado no livro de Mitsuyo Kakuta, a mesmo escritora de Youkame no Semi cuja adaptação live-action ganhou o Prémio de Melhor Filme no Japan Academy Prize de 2012. Quanto a Yoshida, o seu filme Kirishima, Bukatsu Yamerutteyo venceu o Prémio de Melhor Filme no Japan Academy Prize de 2013.

A história segue uma mulher casada (Rie Miyazawa) que se apaixona por um homem mais novo (Sosuke Ikematsu) cujo começa a desviar dinheiro do banco onde ela trabalha. A estreia comercial está marcada para 15 de Novembro no Japão.

Livro de Takayoshi Honda adaptado a live-action:

Masaki Okada, Shota Sometani e Riko Narumi farão parte da adaptação live-action do livro Sutoreiyazu Kuronikuru (Crónica de Strayer) de Takayoshi Honda. A narrativa segue um grupo de jovens que ganham poderes especiais após experiências levadas a cabo pelo governo durante a década de 90. Agora o grupo está encarregue de procurar a filha de um político poderoso que fugiu com um ficheiro secreto e de alta importância. A obra terá a sua estreia em 2015 no Japão.

~Séries~

Fuji Tv:

A semana passada falámos-vos de Nobunaga Concerto, a série realizada por Hiroaki Matsuyama sobre um homem que viaja até ao passada e acaba por substituir o Daimyo Nobunaga Oda. Esta semana foi anunciado que Osamu Mukai e Takayuki Yamada (cujo não está presente numa série de hora nobre há oito anos) farão parte do castNobunaga Concerto estreia a 13 de Outubro no Japão.

TBS:

Rina Kawaei (membro das AKB48) faz parte do cast da nova série da TBS, Gomen ne Seishun! (Desculpa Juventude!). Heisuke Hara (Ryo Nishikido) é um professor de uma escola para rapazes (escola essa onde ele próprio estudou e com a qual está obcecado) que é informado pelo Director que se irão unir com uma escola de raparigas. Hara decide dar o seu melhor no Festival Cultural que marcará a mudança não apenas para a escola mas também para o seu Futuro. A série estreia a 12 de Outubro no Japão.

Asano Utsushi-e #8

$
0
0

samulife

Bakuman terá adaptação Live-action:

O Manga Bakuman de Tsugumi Ohba será adaptado a Cinema pelo realizador Hiroshi One! Foi ainda anunciado que Kenta Kiritani, Hirofumi Arai, Sarutoki Minagawa, Takeru Sato, Nana Komatsu e Ryunosuke Kamiki farão parte do cast principal! A história anda em volta de Moritaka Mashiro (Sato), um rapaz que para impressionar uma colega decide publicar um manga. A obra foi filmada entre Maio e Setembro deste ano, e deverá ter a sua estreia para meados do ano que vem no Japão.

Masaharu Take volta ao ecrã com guião premiado:

O guião de Shin Adachi, vencedor do prémio de Melhor Guião no Shunan Film Festival de 2012, foi finalmente adaptado a filme! Hyaku yen no Koi (Amor de 100 Yen) segue Kazuko (Sakura Ando) uma rapariga que mora em casa dos pais e que raramente socializa. No entanto, tudo muda quando a irmã mais velha se divorcia e regressa a casa dos pais com o filho. A péssima relação entre as duas irmãs faz com que Kazuko saia de casa e o destino leva-a a ir viver com um homem de meia idade que pratica box. O filme estreia a 20 de Dezembro de 2014 no Japão.

A Sala de Cinema Cinefuku Daikokuza inspira filme:

Inaugurado em Fukuyama, o Cinefuku Daikokuza, era um dos teatros (mais tarde sala de cinema) mais conhecidos de Hiroshima, inaugurado em 1892 (três anos antes do nascimento do Cinema) e encerrado no dia 14 de Setembro deste ano (demolido no dia seguinte), tendo estado em funcionamento cerca de 122 anos. Em sua homenagem, o realizador Hideyuki Tokigawa decidiu criar um argumento baseado na sua vida que inclui um homem de idade que regressa ao Teatro para relembrar os seus dias de glória. A obra estreia para os finais de 2015 no Japão.

Livro de não-ficção de Hidetaka Nagaoka tem adaptação a filme:

Samulife, o Livro que conta a história de um professor de Liceu que decide apostar num bar e numa Editora para tentar mudar o sistema de educação, terá uma versão live-action realizada por Takeshi Moriya. Entre o cast estão Takahiro Miura, Mayu Matsuoka, Masaki Kaji, Reiya Masaki e Ryosuke Yamamoto. A obra estreia no Japão a 28 de Fevereiro de 2015.

Manga Piece of Cake é adaptado a live-action:

O Manga de Hidetaka Nagaoka, Piece of Cake (Pedaço de Bolo), será adaptado a live-action por Tomorowo Taguchi. A narrativa envolve Shino Umemiya (Mikako Tabe), uma mulher que namorada com alguns homens achando que é melhor do que estar sempre sozinha. Algum tempo depois Umemiya decide mudar de cidade para recomeçar a sua vida e é aí que conhece Kyoshiro Sugahara (Gou Ayano) um homem que vive com Akari, uma mulher misteriosa.

Nounai Poison Berry de Setona Mizushiro agora em filme:

O manga Nounai Poison Berry (A Baga Venenosa no Meu Cérebro) será adaptado a live-action por Yuichi Sato. A história fala-nos de Ichiko (Yoko Maki) e dos cinco personagens que vivem dentro da sua cabeça, cada um com a sua personalidade: Yoshida (Hidetoshi Nishijima) que preside as reuniões, Ishibashi (Ryunosuke Kamiki) conhecido como o optimista, Ikeda (Yo Yoshida) conhecido pelo seu pessimismo, Hatoko (Hiyori Sakurada) que vive o momento, e Kishi (Kazuyuki Asano) que vive no Passado. Um dia Ichiko apaixona-se por um rapaz mais novo que ela e as cinco personagens entram num debate acesso tentando decidir se ela deve aceitar ter uma relação com ele ou não. A obra estreia no Japão em meados de 2015.

Yoji Yamada regressa aos ecrãs com drama:

Yoji Yamada regressa com um drama, Kazoku wa Tsurai yo (É difícil ser-se uma família), uma história que nos apresenta a um casal casado há 50 anos no momento em que o marido pergunta à mulher o que ela quer para os anos e esta responde: “o divórcio”. Este “desejo” acaba por causar o pânico na família. Entre o cast temos Isao Hashizume, Kazuko Yoshiyuki, Masahiko Nishimura, Yui Natsukawa, Tomoko Nakajima, Shozo Hayashiya, Satoshi Tsumabuki e Yu Aoi. A obra começou a ser filmada este mês e deverá terminar em Novembro. A estreia está marcada para 2016 no Japão.

Asano Utsushi-e #9

$
0
0

manga

~Séries~

Funtou (Kibare)! Bittare adaptado a live-action:

O manga de Takashi Tajima e Masahiro Takahashi será adaptado a série live-action com o nome Bitarre (a palavra “tímido” no dialecto de Hiroshima). A história segue Tsutomu Ibu (Kei Tanaka), um jovem calmo e simpático que muda de personalidade quando vê injustiças. A série estreia na TBA em Janeiro de 2015.

Cancro terminal tema da nova série da TBS:

Mama to Papa ga Ikiru Rikyo (A Razão pela qual a Mãe e o Pai vivem) estreia a 20 de Novembro no Japão e conta com a realização de Junichi Tsuzuki e Takao Kinoshita. Baseado no livro de Yomei Senkoku (Watashi Nyugan Otto Haigan Sanjukyusai Fufu de Yomei Senkoku), a série começa no dia 25 de Dezembro durante o 34º aniversário de Shuho Yoshioka (Kazue Fukiishi) quando ela decide contar ao marido que lhe foi diagnosticado cancro da mama em fase terminal. Quando tudo parecia não poder piorar, o marido, Kenichi (Munetaka Aoki) descobre que tem um cancro terminal no pulmão mas para proteger a sua família, não conta a ninguém. Do cast principal fazem também parte as duas crianças que interpretação os filhos do casal: Ai (Konomi Watanabe) e Yu (Hinata Igarashi).

Asano Utsushi-e #10

$
0
0

miike

~Filmes~

Livro de Yuichi Takai adaptado a filme:

Kono Kuni no Sora (O Céu do Campo) leva-nos ao final da Segunda Guerra Mundial, a uma pequena aldeia onde mora Satoko, uma jovem de 19 anos que começa a ser pressionada para casar embora o ambiente de medo faça com que ela tenha outras preocupações em mente até ao dia em que conhece Ichikawa. O filme é realizado por Haruhiko Arai e estreia em Agosto de 2015 no Japão.

Membros das AKB-48 estão no cast do novo filme de Miike:

Atsuko Maeda e Tsutomu Yamazaki interpretarão dois dos personagens do novo filme de Takashi Miike, Kamisama no Iu Toori (Como Deus Mandou). Maeda dará voz ao gato Maneki-Neko e Yamazaki dará voz a um urso branco. Para quem não se lembra, a obra é baseada no manga com o mesmo nome de Muneyuki Kaneshiro e conta-nos a história de um grupo de alunos do Liceu que são obrigados a entrar num jogo mortal. A estreia está marcada para 15 de Novembro no Japão e podem ver o trailer aqui.

~Séries~

NTV:

Foram anunciadas duas novas séries:

O primeiro é protagonizado por quatro membros da famosa banda pop, Kis-My-Ft2! Heisei Busaiku Salaryman (Vendedor de Heisei Busaiku) é realizado por Jin Kurihara e escrito por Masahiro Yamaura, e conta a história de quatro jovens que são despedidos de um escritório por não trabalharem. A série estreia a 18 de Outubro no Japão.

O segundo será Higanbana – Onnatachi no Hanzai Fairu (Higanbana – Ficheiro Criminal de Mulheres), realizado por Taro Otani. A série conta a história  de uma divisão da Polícia Metropolitana de Tokyo chamda Higanbana. Entre o cast estão Maki Horikita, Kang Ji-Young (ex-membro da banda Coreana Kara), Rei Dan, Rin Takanashi, You e Mao Daichi.

Kanojo wa Uso o Aishisugiteru

$
0
0

Baseado no Manga de Kotomi Aoki, Kanojo wa Uso o Aishisugiteru (em português, A Rapariga que Adorava Mentiras) é  uma obra realizada por Norihiro Koizumi (realizador de Taitou no Uta, Gachi Boy e Flowers)  que nos leva ao Mundo da Música no Japão. Embora numa primeira vista pareça apenas um Romance comum, o filme engloba alguns elementos interessantes que serão explorados nesta pequena review.

kanojo03

Kanojo wa Uso o Aishisugiteru começa por nos apresentar Aki Ogasawara (Takeru Sato) e a banda de que outrora fizera parte como baixista, os Crude Play (agora uma das bandas mais populares do Japão e com Shinya Shinohara (Masataka Kubota) no baixo). Vivendo algo longe do seu sonho e constantemente pressionado pelo Produtor para escrever novas letras, Aki é salvo por Riko Koeda (Sakurako Ohara), uma jovem vocalista de uma banda de liceu.

Quando as coisas parecem melhorar na vida de Aki, Soichiro Takagi (Takashi Sorimachi), o produtor que descobriu os Crude Play, oferece um contrato a Riko e aos seus amigos (Yuichi Kimijima (Ryo Yoshizawa) e Sota Yamazaki (Yuki Morinaga), fazendo o protagonista temer que o Passado se repita (que Riko fique conhecida e que desista de quem realmente é em favor da popularidade, tal como acontecera à sua banda). O enredo começa a fechar quando os media descobrem a relação dos dois, forçando Aki a terminá-la para proteger Riko, altura em que decide viajar até à Inglaterra para recomeçar de novo.

O filme dá-nos inicialmente um final aberto em que vemos Aki e Riko a tocarem juntos uma última vez sem sabermos qual a decisão de Aki mas após os créditos podemos ver uma cena extra em que Aki desiste da ideia de viajar até à Inglaterra. Um final feito para os mais românticos sem dúvida mas que teria ficado muito melhor em aberto.

kanojo01

No entanto, mais importante que a própria narrativa são talvez as personagens e aquilo que elas representam para o espectador. A verdadeira história encontra-se neles:

Aki Ogasawara é um jovem de 25 anos que sente que a facilidade na partilha da música hoje em dia fez com que esta perdesse qualidade e se tornasse banal. Quando era criança recebeu um baixo por engano e acabou por formar uma banda com amigos, banda essa que acaba destruída pela ganância de Takagi (como aliás acontece a todas as bandas em que ele toca). A sua relação com Riko está constantemente a relembrar-lhe o Passado: da banda e de Mari cujos trocaram a sua identidade por algo a favor dos desejos de Takagi. É o único que decide sair da banda quando se apercebe que terão de fingir tocar, contrariamente ao amigo Shun Sakaguchi (Shohei Miura) que aceita a situação com esperança que algum dia as coisas melhorem. Embora saiba qual o seu sonho não sabe como o levar a cabo.

Riko Koeda mostra ingenuidade e juvenilidade, a esperança de um Futuro melhor que não tem de ser negro para toda a gente. Durante o filme ela é comparada a uma lagarta que faz o seu casulo em casa de Aki e que se transforma numa borboleta durante o concerto début de Riko, uma mensagem de esperança. No lado exactamente oposto está Mari, a jovem que não olha a meios para atingir os fins.

Temos ainda o outsider, Shinya Shinohara é de certa forma forçado a entrar numa banda da qual não pertence. Embora tratado como um membro, nunca substituirá Aki. No final do filme quando se voluntaria para Produzir o álbum de lançamento da banda de Riko, é de certa forma para mostrar que está à altura, acabando no fim por ser reconhecido por Takagi. Por outro lado, a produção do álbum é algo a que ele pode chamar “dele”.

Por fim, Soichiro Takagi é o Produtor manipulador. Uma das primeiras frases que pronuncia é “a música não tem significado se não poder ser vendida”. Ganha a vida numa das maiores produtoras do Japão procurando novos talentos e usando-os meramente para fazer dinheiro, destruindo-os. Através de falsos-argumentos consegue controlar as bandas, cujas optam pelas vantagens de viverem uma mentira a lutarem pelo que resta dos seus sonhos.

kanojo02

Em geral, Kanojo wa Uso o Aishisugiteru tem ainda alguns momentos interessantes como a cena em que Aki vê em flashback um concerto no Liceu onde andara com os amigos, cena essa que termina com a imagem do primeiro álbum dos Crude Play inicialmente com a imagem de Aki, substituída pela de Shinya (o sonho que morre). Temos ainda a utilização de slowmotions normalmente em cenas importantes para os personagens, sublinhando estados de espirito mais tensos (por exemplo, quando vemos Mari tocar no braço de Aki enquanto Riko está a ver (um plano com uma perspectiva feminina) ou quando Riko está no palco perante algo que mudará a sua vida completamente).

Sendo este filme um Drama Musical, as músicas tocadas ao longo da obra são importantes e têm sempre qualquer significado para os personagens: o primeiro exemplo passa-se quando Aki descobre que Riko assinou contracto com Takagi  durante um concerto dos Crude Play onde a música de fundo nos fala do “início do fim” (ainda que para os dois seja um fim temporário); entre outros momentos temos também a música que Aki escreve para Riko falando da impossibilidade de sabermos o que o Futuro nos espera (música que se mantem escondida do espectador, até quase ao final do filme, através do seu abafamento quando ouvida por um personagem) seja pelo facto de não sabermos se Aki irá de facto para Inglaterra, seja como forma de ajudar Riko a aceitar a sua partida, esperando reencontra-lo mais tarde. A música permanece sempre como uma forma de expressão única que nos ajuda a partilhar os sentimentos com os outros mesmo quando as palavras no falham.

Norihiro Koizumi fala-nos do processo de inspiração ao mesmo tempo que nos faz questionar até onde estamos preparados a ir para atingirmos os nossos objectivos. Ao mesmo tempo, faz-nos questionar se ainda existe boa Arte (Arte pela Arte) ou se hoje em dia tudo tem um valor e tudo se rege por esse valor.


Asano Utsushi-e #11

$
0
0

hanatoarisu

~Filmes~

Tori Matsuzaka entra para o cast de Piece of Cafe:

Foi confirmado que o actor Tori Matsuzaka fará parte do cast de Piece of Cake de Tomorowo Taguchi, interpretando um personagem homossexual chamado Ten-chan. Piece of Cake será uma adaptação live-action do manga com o mesmo nome de George Asakura. A narrativa envolve Shino Umemiya (Mikako Tabe), uma mulher que namora com alguns homens achando que é melhor do que estar sempre sozinha. Algum tempo depois Umemiya decide mudar de cidade para recomeçar a sua vida e é aí que conhece Kyoshiro Sugahara (Gou Ayano) um homem que vive com Akari, uma mulher misteriosa. O filme estreia no Outono de 2015 no Japão.

Initiation Love de Kurumi Inui adaptado ao Cinema:

O livro de Kurumi Inui será adaptado a Live-Action por Yukihiko Tsutsumi! A história passa-se nos anos 80 onde um casal, Suzuki e Mayu (Shota Matsuda e Atsuko Maedo) se vêm obrigados a tentar uma relação à distância quando Suzuki vai trabalhar para outra cidade. Embora aparentemente fácil a situação começa a complicar-se com o tempo. Initiaction Love (Iniciação Amor ou Iniciação ao Amor) estreia no Japão em meados de 2015.

Novo Teaser de Hana to Arisu Satsujin Jiken:

Foi finalmente publicado o primeiro teaser do novo filme de Shunji Iwai, Hana to Arisu Satsujin Jiken (O Caso de Hana e Alice). A obra é uma prequela de Hana to Arisu (Hana e Alice), também realizado e escrito por Iwai. Ao contrário do primeiro (em live-action), Hana to Arisu Satsujin Jiken será feito em animação (o primeiro da realizadora). O filme conta a história de como Hana e Alice se conheceram e as vozes serão feitas pelas mesmas actrizes de Hana to Arisu, Yu Aoi (Alice) e Anne Suzuki (Hana). A obra estreia no Japão a Fevereiro de 2015. Podem ver o teaser aqui.

~Séries~

NHK:

Takashi Sorimachi, Mayu Matsuoka e Shosuke Tanihara fazem parte da nova série da NHK, Genkai Shuraku Kabushiki Kaisha (Corporação da Aldeia Limitada) conta a história de Masato (Takashi Sorimachi), um homem que regressa à aldeia onde nasceu para ajudar a filha a construir uma quinta. A obra estreia no dia 31 de Janeiro de 2015 no Japão.

Travelers

$
0
0

Apesar de gostar do género, não é comum eu ver filmes de ficção-científica japoneses, à excepção claro das séries de Tokusatsu (séries com efeitos especiais) ou Kaiju (filmes de monstros, tipo Godzilla).

No entanto, no ano passado (2013) saiu “Toraberaazu (Travelers) Jigen Keisatsu”, que poderiamos traduzir para português como “Viajantes: Polícia Dimensional”, um filme que me despertou a atenção e a curiosidade pelo cartaz promocional. Nele víamos duas meninas super-kawaii vestidas de uniformes à frente de um veículo de duas rodas bastante idêntico à mota do clássico filme de Otomo Katsuhiro, Akira. Depois de ver o elenco deste filme não hesitei e coloquei-o na lista de filmes a ver.

1

O filme ambienta-se num cenário futurista com viagens entre mundos paralelos, e segue a história, da agente policial Ai, interpretada por Nao Nagasawa (Nipuu Sentai Hurricanger), que viaja para uma dimensão conhecida como “Retroworld” onde existe uma organização criminosa de nome “Doubt” (ダウ Dauto ? ). É nesse mundo que Ai encontra a sua ex-parceira, Yui (papel interpretado por Ayumi Kinoshita (Tokusou Sentai Dekaranger).

Nessa dimensão YUI é uma terrorista e Ai tem que tentar ajudá-la a voltar ao mundo real e convence-la a abandonar a vida que leva nessa realidade paralela. As duas travam uma instigante batalha (ao ponto de apontarem as suas respectivas armas de uma para a outra) que abrange as todas as dimensões que visitam ou foram obrigadas a visitar.

No elenco deste filme podemos encontrar um grande número de actores do universo tokusatsu e que de certeza fará os fãs do género verem este filme: Yuuko Takayama (Kamen Rider Wizard), Kenji Ebisawa (Engine Sentai Go-Onger), Kouhei Yamamoto (Ninpuu Sentai Hurricanger) e Kentaro Shimazu (Zyuden Sentai Kyoryuger).

2

Na produção temos Koichi Sakamoto como realizador, Takeshi Koike (o director de Animatrix “World Record”) como design de mechas, enquanto isso, temos Hayashi Sotaro (Ultraman Max) responsável pelo argumento, Yasushi Nirasawa (Final Fantasy: Spirits Within) como design de personagem, as motos são desenhadas por Atsushi Takeuchi (Ghost in the Shell) e os figurinos estão por conta de Dango Takeda (Kamen Rider, Gantz).

A produção do filme conta ainda com bastantes efeitos especiais, excelentes cenas de acção criadas em CG e muitas cenas sensuais com as duas actrizes j-idol para o delírios dos fãs.

3

A música tema do filme é “Face Free”, sob a interpretação de Raychel, um nome desconhecido mesmo para aqueles que sejam o mundo do jpop.

Assim em jeito de nota final, digo-vos que Toraberaazu (Travelers) Jigen Keisatsu é um filme com um “plot” interessante e “catchy”, mas não agradará a toda a gente, a não ser que sejam adeptos do estilo tokusatsu ou daqueles que gostam de ver j-idols com armas em lutas espectaculares e “sensuais” ^_^

Escrito por: Fernando Ferreira

Asano Utsushi-e #12

$
0
0

samulife

~Filmes~

Primeiro trailer de Samulife:

Saiu finalmente o primeiro trailer de Samulife! Para quem não se recorda, Samulife é baseado num livro de não-ficção escrito por Hidetaka Nagaoka e conta a história de um professor de Liceu que decide criar a sua própria escola, tentando angariar dinheiro através de um bar e uma Editora. Realizado por Takeshi Moriya, o filme conta com os actores Takahiro Miura, Mayu Matsuoka, Masaki Kaji, Reiya Masaki e Ryosuke Yamamoto. Podem ver o trailer aqui, a estreia está marcada para 28 de Fevereiro de 2015 no Japão.

~Séries~

Tokyo Tv:

Kaiki Renai Sakusen (Operação Horror, Amor) é a nova série da Tokyo Tv, realizada e escrita por Keralino Sandrovich! Tal como o nome indica, a série será um misto de horror, comédia e amor onde conhecemos Natsumi (Kumiko Aso), uma mulher de 36 anos que foi roubada, Akiko (Maki Sakai), uma professora de música que ainda sonha com o homem perfeito e Fuyu (Tamaki Ogawa), que sonha ser actriz.

O Desejado ou as Montanhas da Lua na Covilhã

$
0
0

genji

Provavelmente alguns de vocês conhecem o livro Genji Monogatari de Murasaki Shikibu, a obra literária publicada no início do Século XI conhecida, entre outros aspectos, por possuir o primeiro anti-herói da história da Literatura. O grande impacto que teve não apenas na Literatura mas também no Cinema é visível através de algumas adaptações, nomeadamente em 1951 por Kozaburo Yoshimura, em 1966 por Kon Ichikawa e em 1987 por Gisaburo Sugii (uma versão animada). Ainda em 1987 nasce O Desejado ou as Montanhas da Lua de um dos maiores realizadores portugueses, Paulo Rocha.

Numa sessão única, esta obra de Cinema Português (baseada numa das maiores obras da Literatura Japonesa) será exibida durante a Sétima Edição das Jornadas do Cinema em Português no dia 7 de Novembro (sexta-feira) às 15h30 na Moagem (Fundão, Covilhã). A entrada é livre e toda a população é bem vinda. A sessão será seguida de um breve debate sobre o filme que será aberto com uma pequena apresentação de Regina Guimarães e Saguenail. Deixo ainda o link para o Programa completo para os interessados.

Asano Utsushi-e #13

$
0
0

neko

~Filmes~

Obra de Chiaki Kizuki adaptada a Filme:

O Livro de Chiaki Kizuki, Maigo no Mi chan, será adaptado a filme por Yoshihiro Fukagawa com o título Sensei to Mayoi Neko (O Professor e o Gato Vadio). Kyoichi (Issey Ogata) é um ex-director de uma escola que vive com a mulher, cuja gosta de dar comida a um gato vadio. Mii. Depois da morte da mulher, Kyoichi ignora o gato mas um dia este desaparece. A obra estreia no Japão no final do Outono de 2015.

Livro de Hiro Arikawa agora em Live-Action:

Yuta Tamamori (dos Kis-My.Ft2) e Mariya Nishiuchi são parte do cast de Rein Tsuri no Kuni (Mundo do Prazer). O filme adapta ao grande ecrã o livro de Hiro Arikawa que conta a história de Nobuyuki Sakisaka (Tamamori), um rapaz que leu um livro quando era novo e ficou tal de forma surpreendido que o guardou. Um dia, ele encontra o blog de Rika Hitomi (Nishiuchi), uma rapariga que também ficou surpreendida com o livro. A obra realizada por Yoshishige Miyake estreia a 18 de Outubro no Japão.

Chiune Sugihara inspira filme:

Chiune Sugihara foi um diplomata japonês que trabalhava na Lituânia. Durante a Segunda Guerra Mundial ele tentou salvar alguns judeus do Exército Nazi. Chiune Sugihara estreia no Outono de 2015 no Japão e contará com a realização de Cellin Gluck e actuação de Toshiaki Karasawa no papel de Chiune.

~Séries~

NTV:

Tori Matsuzaka, Não Minamisawa & Keiko Toda farão parte do cast principal da nova série da NTV, Zenmo No Boku Ga Bengoshi ni Natta Riyu (A Razão de eu, sendo cego, me ter tornado Advogado). Baseado na Biografia de Makoto Oogoda, a obra conta a história de Kensuke Okouchi (Matsuzaka) um advogado cego que apesar da sua deficiência luta pela justiça. A série estreia no Japão a 01 de Dezembro deste ano.

Asano Utsushi-e #14

$
0
0

maku

~Filmes~

Obra de Oriza Hirata adapatada a Live-Action:

Maku ga Agaru (A Cortina Levanta-se) será a próxima obra de Katsuyuki Motohiro. Baseada no livro de Oriza Hirata, o filme conta a história de um grupo de actrizes de um pequeno grupo teatral de Liceu que se inscreve numa Competição Regional. O cast contará com a participação de Kanako Momota, Shiori Tamai,  de Reni Takagi, Momoka Ariyasu e Ayaka Sasaki (membros da banda Momoiro Clover Z). A obra estreia a 28 de Fevereiro de 2015 no Japão.

~Séries~

Fuji Tv:

Sho Sakurai (membro da famosa banda Arashi), será part do cast da nova série da Fuji Tv, Taishi Kakka no Ryourinin (O Chefe Embaixador). Baseado no manga de Mitsuru Nishimura e Hiroshi Kawasumi, a obra conta a história de Ko Osawa, um chefe na Embaixada Japonesa no Vietman que entra num concurso contra o chefe da Embaixada Francesa. A série estreia no dia 03 de Janeiro de 2015 no Japão.

Asano Utsushi-e #15

$
0
0

purewhite

~Filmes~

Membro dos Ging Nang Boyz em Piece of Cake:

O vocalista e guitarrista dos Ging Nang Boyz, Kazunobu Mineta, foi confirmado como parte do cast de Piece of Cake, a nova obra de Tomorowo Taguchi. O filme é uma adaptação do manga de George Asakura e estreia no Outono de 2015 no Japão.

~Séries~

TBS:

Yuya Yagira e Ken Ishiguro são parte do cast principal da nova série da TBS, Masshiro (Puro Branco). A obra, realizada por Natsuki Imai, Toshio Tsuboi e Yusuke Ito, conta a história de Akari Arimura (Maki Horikita), uma enfermeira que embora tenha começado a sua carreira com o desejo de ajudar os outros, começa a ver o seu trabalho de outra forma. A série estreia no Japão em Janeiro de 2015.

Tv Tokyo:

Toru Nakamura irá juntar-se a Kumiko Aso, Maki Sakai e Tamaki Ogawa no cast de Kaiki Renai Sakusen. Realizada e escrita por Keralino Sandrovich, a série é um misto de horror, comédia e romance onde conhecemos uma mulher de 36 anos que é assaltada, uma professora de música que sonha com o homem perfeito e uma mulher que sonha ser actriz. A série estreia em Janeiro de 2015 no Japão.


Morreu o “Clint Eastwood” japonês

$
0
0

Ken Takakura, de 83 anos, um dos actores mais conhecidos do cinema japonês, faleceu na passada semana num hospital de Tóquio, no Japão, vítima de um linfoma, informou nesta terça-feira (18) a imprensa local.

Apontado como o “Clint Eastwood” japonês por interpretar personagens duros e sérios, Takakura ganhou fama internacional quando participou em filmes como “The Yakuza (1974), de Sydney Pollack, e “Black Rain” (1989), de Ridley Scott, nos quais trabalhou ao lado de Robert Mitchum e Michael Douglas.

1

Em 2013, o actor recebeu das mãos do imperador Akihito do Japão a Ordem da Cultura, o prémio de maior importância nesta área concedido no país asiático, em reconhecimento da sua carreira e pela sua contribuição à difusão da cultura nipônica.

Natural de Fukuoka, no sul do Japão, Takakura participou de quase 150 filmes, e obteve vários prémios pelos seus desempenhos em filmes como “Poppoya” (1999), onde foi galardoado como o melhor actor em festivais como o de Montreal e da Ásia-Pacífico, além da distinção concedida pela Academia do Japão.

Asano Utsushi-e #16

$
0
0

doctor

~Filmes~

Shirakawayofune de Banana Yoshimoto adaptado a Live-Action:

Lançado em 1989, Shirakawayofune (Adormecido) terá uma adaptação live-action realizada por Shingo Wakagi. A história envolve Terako (Sakura Ando), uma jovem desempregada que tem um caso com Iwanaga (Arata), um homem casado. Um dia, uma das amigas de Terako suicida-se e ela decide dormir, acordando apenas quando Iwanaga lhe telefona. O filme estreia no dia 29 de Abril no Japão.

~Séries~

TV Asahi:

Foram anunciados dois novos actores no cast da terceira temporada de Doctor: Saikyou no Meii (Doutor: O Derradeiro Cirurgião). Ikki Sawamura e Masanobu Takashima desempenham o papel de dois médicos, Kosuke Sagara e Suguru Moriya, respectivamente. Esta série estreou em 2011 pelas mãos de Yasushi Fukuda e tem-se tornado bastante popular ao longo das temporadas. A terceira temporada, Doctor 3: Saikyou no Meii estreia no Japão em Janeiro de 2015.

19.º filme de Detective Conan em 2015

$
0
0

O primeiro número de 2015 da revista Weekly Shonen Sunday anuncia que o 19º filme de Detective Conan, intitulado Detective Conan: Goka no Himawari, estreará nas salas de cinema japoneses a 18 de Abril de 2015.

1

Kobun Shizuno volta a ser o realizador deste filme, o qual conta com o guião de Takeharu Sakurai. De regresso também está Katsuo Ono que torna a dar música a mais um filme da saga Detective Conan. Minami Takayami retoma o seu papel como Conan Edogawa, e no resto do elenco temos Wakan Yamazaki que será Ran Mori, Rikiya Koyama será Kogoro Mori e Kappei Yamaguchi será Kaito Kuroba/Kaito Kid.

A história do filme contará a aventura de Conan na perseguição a Kaito Kid, que supostamente terá roubado uma réplica do quadro “Os Girasoles” de Vicent Van Gogh.

Asano Utsushi-e #17

$
0
0

angelsknife

~Filmes~

Himitsu: Top Secret agora em Live.-Action:

O Manga de Reiko Shimizu, Himitsu: Top Secret, terá em breve uma versão Live-Action realizada por Keishi Ohtomo (cujo recentemente realizou a trilogia do Rurouni Kenshin). A história do filme terá lugar no final do Século XXI quando uma máquina que consegue aceder às memórias de pessoas mortas é criada. Através desta nova tecnologia, a polícia pode agora resolver os casos mais misteriosos. A obra estreia algures durante o Verão de 2016.

Trailer de Umimachi Diary:

Foi finalmente lançado o primeiro trailer de Umimachi Diary, a mais recente obra de Hirokazu Kore-eda. O filme é baseado no manga de Akimi Yoshida e conta a história de três irmãs que vivem numa casa deixada pela avó. Um dia descobrem que o pai que não viam há 15 anos falecera. Enquanto Sachi, a irmã mais velha, se recusa a ir ao funeral por se lembrar demasiado de como era o pai, as irmãs mais novas, Yoshino e Chika, decidem ir. Durante o funeral elas conhecem, Suzu, uma meia-irmã que precisa de uma casa. As quatro irmãs começam a viver juntas.

~Séries~

WOWOW:

Keisuke Koide faz oficialmente parte do cast da nova série da WOWOW, Tenshi no Naifu (A Lâmina do Anjo). Baseada no livro de Gaku Yakumaru, a história começa com o homicídio de uma mulher por três jovem de treze anos. Devido à tenra idade, os culpados são deixados em liberdade, no entanto, quatro anos depois, alguém tenta assassinar os três rapazes. Takashi Hiyama (Koide) é o detective que terá de resolver este mistério. A série estreia a 22 de Fevereiro de 2015 no Japão.

Rurouni Kenshin

$
0
0

Aos quarenta e seis anos, o realizador Keishi Otomo recebeu um dos maiores desafios da sua vida, adaptar pela primeira vez um manga a live-action. Mas este não seria um manga qualquer pois Otomo tinha em suas mãos Rurouni Kenshin, um manga criado em 1994 por Watsuki Nobuhiro.

Apesar do grande desafio, Otomo conseguiu trazer à vida uma das maiores lendas do manga japoneses de uma forma tão brilhante que o próprio criador chegou a congratular o filme.

É importante também referir que esta é uma review muito reduzida de uma análise completa realizada por mim há dois anos. A riqueza visual é tão grande que seria impossível colocar todos os elementos neste artigo. Peço então a quem estiver interessado que visite o blog Black Snow Cinema para a análise completa, especialmente a parte da Simbologia que achei deveras interessante.

rurounikenshin01

O filme começa em plena Batalha Toba-Fushimi, uma batalha entre Imperialistas e o Tokugawa Shogunate que culmina no fim do Período Edo e início da Era Meiji. Do meio da confusão, dos gritos e disparos, Otomo dá-nos um grande plano de uma lâmina ensanguentada que desliza a um grande plano do Hitokiri Battousai (Takeru Sato), um assassino conhecido pela sua cicatriz em forma de “X”, a sua rapidez, o seu sangue frio e pela sua exímia aptidão no combate com katana.

Quando os primeiros gritos de vitória começam a ser pronunciados, o personagem que até aqui nos era apresentado como um assassino imparável, parece relaxar e começa a abandonar o local quando é travado por Hajime Saito (Yosuke Eguchi), membro do Shinsengumi e que há muito procura um duelo com o lendário Hitokiri Battousai. Surpreendendo aqueles não familiarizados com o manga, o Battousai abandona a sua katana e vai embora deambulando, muito diferente do Battousai que viramos até então. Quando tudo parece terminado, dos escombros nasce uma figura, Jine Udo (Koji Kikkawa), que cambaleia pelo local da batalha até chegar à espada do Battousai, adoptando-a como sua.

Dez anos depois, Tokyo transformou-se numa nova cidade, agora em tons claros que substituem os tons azuis escuros e cinzentos de há pouco, uma cidade de paz protegida por um exército que mantem a ordem. No entanto, alguns males continuam a reinar. Kanryu Takeda (Teruyuki Kagawa) é um deles. Este homem de negócios mantem o seu poder através da venda de ópio e da contractação de assassinos encarregues de o proteger. De entre esses assassinos encontra-se o homem que é agora o novo dono da katana do Battousai, nome que também espalha como seu.

Enquanto Saito, agora parte da polícia, tenta encontrar este Battousai, Kenshin Himura (agora com uma expressão mais suave e dono de uma Sakabatou, uma espada de lâmina invertida) conhece Kaoru Kamiya (Emi Takei), uma rapariga dona de um Dojo e mestre do estilo Kamiya-Kashin. Durante o seu encontro, Kaoru acaba por deparar-se com o “Battousai” obrigando Kenshin a salvá-la e a encontrar-se com aquele que será o seu próximo adversário.

Algum tempo depois, o Dojo de Kaoru é invadido por um grupo de homens e Kenshin não tem alternativa senão salvar a jovem uma segunda vez. A técnica de outrora é mostrada ao espectador uma vez mais mas a Sakabatou torna os mortos de antigamente em feridos que pensarão duas vezes antes de confrontar Himura novamente. O protagonista acaba preso e o destino entrega-o a Saito que continua a desejar um duelo, negado mais uma vez por Himura que jura não voltar a matar, mesmo que isso custe a sua própria vida.

De volta ao Dojo, Kenshin e Kaoru encontram Yahiko (Taketo Tanaka), um órfão filho de um samurai que agora vive no Dojo, e Megumi (Yu Aoi), uma jovem perseguida pelos assassinos de Takeda depois de se recusar a trabalhar para ele.

Quando tudo parece correr bem, Takeda envenena o abastecimento de água deixando parte da cidade doente. Megumi e Kaoru, com a ajuda de um médico de uma cidade vizinha, conseguem salvar as pessoas mas Megumi decide regressar a Takeda na esperança de conseguir assassina-lo, travando a sua tirania.

Juntamente com Sanosuke Sagara (Munetaka Aoki), um homem que adora lutar (especialmente com a sua Zanbatou, uma arma desenhada para atacar samurais a cavalo), Himura dirige-se à Mansão Takeda onde derrotam os guarda-costas do vilão e ajudam à prisão do mesmo. No entanto, quando conseguem soltar Megumi, esta avisa Kenshin de que Kaoru fora raptada pelo “Battousai”.

Embora durante os último dez anos Kenshin tenha tentado fugir ao Battousai dentro de si, o protagonista é agora obrigado a usar a sua técnica para salvar a jovem Kaoru. Depois de um duelo entre dois dos maiores assassinos do período Edo, Himura decide poupar Udo Jine, cujo se suicida por se recusar a viver uma vida sem honra.

No final, Takeda está preso, Kaoru está de volta, o Dojo antigamente vazio está agora cheio de vida (Sagara e Megumi vivem agora lá) e Kenshim Himura está finalmente em casa.

rurounikenshin03

Para além de um argumento cheio de surpresas, as personagens de Rurouni Kenshin possuem uma caracterização deveras única e profunda. Alguns dos casos mais interessantes são os de: Hajime Saito, Kenshin Himura e Udo Jine. Embora sejam relativamente diferentes, todos se debatem com o Passado, seja porque o querem esquecer seja porque não se conseguem adaptar à nova Era.

Rurouni Kenshin é ainda extraordinário pela quantidade de simbologias que possui quer nos locais da acção quer nos elementos visuais, desde o rio e a água que servem para limpar o passado e marcar um renascimento, às sombras que são sinais de desespero e mistério e até às roupas de Megumi, cujas representam o quão ela está desenquadrada junto de Takeda e perfeitamente ambientada junto de Kaoru e seus amigos.

Ainda relativamente à imagem, a Fotografia de Rurouni Kenshin é fenomeral e Takuro Ishizaka está de parabéns. Desde os tons escuros da batalha e da noite, aos tons claros de uma cidade renascida ou aos tons dourados da Mansão de Takeda marcando a sua riqueza e excentricidade, a Fotografia não pára de expressar as suas próprias mensagens.

A Montagem é bastante variada adaptando-se à mensagem que Otomo quer transmitir. De todos os momentos aquele que me surpreendeu mais foi a utilização de Jump Cuts (saltos no tempo quase imperceptiveis), onde Kenshin parece correr mais rápido, atacando e trocando de inimigos em breves instantes. Desta forma foi evitada a ridicularização vista em muitos filmes com artes marciais, nos quais se utilizam planos mais longos mas onde os personagens se movem de forma pouco natural, nitidamente exagerada.

Finalmente, a Banda Sonora consegue transmitir a ansiedade, o medo, a fúria dos assassinos, a excentricidade cómica de Takeda e até os momentos mais doces do filme.

rurounikenshin02

Rurouni Kenshin live-action consegue juntar em duas horas cerca de um quarto do Manga de forma magnífica e lógica, focando-se nos pontos que realmente interessam. Ao contrário do que aconteceu com o anime, o filme não se distanciou do drama e do lado mais negro da história, nomeadamente o Battousai adormecido em Kenshin Himura. Para além de uma das melhores adaptações que já vi, este é sem dúvida um dos melhores filmes dos últimos anos.

Escrito por: Ângela Costa

Viewing all 355 articles
Browse latest View live